Red Velvet volta com 'Peek-A-Boo' e eu não tenho nem palavras pra descrever o quanto amei
Eu amo o Red Velvet. Sério, poucos grupos novos apresentam tanta uniqueness e versatilidade como o Veludo Vermelho, seus MVs sempre maravilhosos criaram várias tendências entre os girlgroups, as músicas são sempre ótimas, os álbuns são extremamente consistentes, as integrantes são um amor e o conceito do grupo é genial.
Para conversarmos sobre esse comeback é preciso lembrar brevemente o histórico do lado velvet desde o debut do grupo. Quando o Red Velvet surgiu lá em 2014 com "Happiness" e "Be Natural", os lançamentos eram muito diferentes um do outro. Happiness lembrava as b-sides mais psicodélicas de Kyary Pamyu Pamyu e f(x) combinados, Be Natural era um cover sóbrio do SES. Achamos que a SM não fazia a menor ideia do que estava fazendo com o seu novo girlgroup, ideia que só ficou mais forte quando no ano seguinte a SM colocou Yeri no grupo do nada.
Isso só veio a mudar com o lançamento de "Ice Cream Cake" e "Automatic", ambas espetaculares, que deixaram clara a proposta da SM de deixar separados no grupo o lado red, colorido e hiperativo, e o lado velvet, sensual e elegante. O conceito icônico foi ainda mais fortalecido pelo lançamento de Dumb Dumb e o LP "The Red", um dos melhores álbuns não apenas do kpop como do pop no geral.
Já 2016 bagunçou bastante isso tudo. O ano começou com o anúncio de "The Velvet", mas para estranhamento dos bolofãs era apenas um EP. Isso já deixou claro que a SM não via o lado velvet como um igual para o lado red e quando "One of These Nights" saiu ela flopou. Hoje eu gosto de OOTN por causas mais pessoais relacionadas à minha ansiedade e como ela me acalma, mas na época ela soava (e ainda soa, sejamos honestos) inacabada e sem sal. O flop do The Velvet visivelmente balançou a SM, então eles simplesmente anunciaram que os lados tinham acabado e criaram a junção dos dois, o lado "red velvet". Esse lado é uma bobagem tão grande que nem vou comentar, visto que "Russian Roulette" e "Rookie" são exatamente o lado red, só que com mais aegyo.
A SM parece ter voltado atrás com o sucesso absurdo que foi "Red Flavor". A música soava exatamente como uma b-side do The Red e hitou no mundo inteiro. Com esse sucesso infinitamente maior que o dos dois comebacks passados, a SM provavelmente decidiu apostar de novo no esquecido lado velvet. No entanto, ficou claro a partir de OOTN que ele deveria ser reformulado, afastando sua imagem de baladas tristes para algo mais gótico e sóbrio mas ainda com a força debochada e louca do lado red. O resultado é o LP "Perfect Velvet" e seu single Peek-A-Boo. Os teasers enlouquecedoramente lindos deixaram a expectativa lá em cima. Será que veio mais um hino ou mais um flop?
Eu não consigo parar de ouvir Peek-A-Boo desde que lançou. Que delícia, quanto mais eu escuto mais eu quero escutar! Peek-A-Boo é muito diferente de OOTN e Automatic, mas também é diferente do lado red, soando como uma verdadeira mistura dos dois (diferentemente de "Russian Roulette" por exemplo, que apesar de excelente soava exatamente como uma música do Lovelyz) e trazendo toda a identidade própria do Red Velvet.
Ela soa extremamente nova, entendem? Meu medo é que ela fosse um tropical house como outros 28373920028329 que temos visto no kpop, mas assim como em "Zoo" elas viram isso a seu favor pegando a base do tropical house mas interpretando-o do seu próprio jeito, o que acaba soando como algo totalmente fresh. Em Zoo o diferencial foram sons de safári, já Peek-A-Boo aposta no creepy com força e elimina completamente tudo que pudesse ser associado a tropical. Toda a faixa soa atrevida e desafiadora, os versos constroem a atmosfera muito rapidamente, o refrão é verdadeiramente o clímax da faixa, a interpretação vocal é extremamente adequada para a música, o rap da Yeri é surpreendente, os assustadores "la la la la" remetem a Ice Cream Cake. Tudo é extremamente consistente e diferente, o que faz com que a gente vicie e queira ouvir de novo.
Já nem é mais novidade falar isso do Veludo Vermelho, mas o MV é SENSACIONAL. É uma versão muito mais dark de Russian Roulette, pegando a música e deixando ainda mais assustadora ao colocar as meninas como moradoras de uma mansão suspeita que perseguem entregadores de pizza e brincam com armas perigosas. É interessante perceber como são colocadas as marcas de seus MVs, como as viradas creepy de cabeça, as mesas e as filmagens do alto. O contraste de vermelho e azul, os cenários e figurinos são maravilhosos, tudo é digno de nota, é praticamente o "Thriller" do Red Velvet. A coreografia é super memorável e todas elas estão lindas, em especial a Irene <3 E O QUE É ESSA JOY OUSADÍSSIMA GENTE? No. chão.
Enfim, Peek-A-Boo é mais uma prova do talento das boleiras e mais um hino desse ano. O ano do Red Velvet tá ótimo, né? Primeiro "Rookie" que eu sou extremamente apaixonado (HINO SIM), "Red Flavor" maravilhosa e agora "Peek A-Boo". Todas essas de altíssima qualidade, como sempre. Estou muito ansioso para ouvir o Perfect Velvet, já que os álbuns e minis do Red Velvet sempre são cheios de faixas espetaculares (mais uma semelhança delas com o f(x)). Assim que escutar venho escrever uma review, mas só depois de ouvir Peek-A-Boo mais umas oitocentas vezes. Beijos.













Comentários
Postar um comentário