Por que os fãs de K-Pop são tão fanáticos?


Dia desses me vi de frente pra essa questão já mencionada no título e precisei de alguns segundos para voltar anos atrás, lá quando o K-Pop me encontrou.

Em 2008 eu tinha 14 anos, já passava pros 15 quando entrei nesse mundo. Por acaso meu irmão e eu baixamos um jogo indicado no Bom Dia e C&A r.i.p. chamado "Audition Dance Online". Era um jogo de dança, como o nome diz, e a lógica era simples: fazer as setas indicadas no monitor e apertar outra tecla no ritmo da música. Mas, que músicas eram essas?

Eu estava saindo da fase High School Musical e foi lá que meu inglês nasceu. Então estava acostumada á algumas palavras, mas aquele idioma... era totalmente novo e minha mente entrava em pani quando reconhecia algumas palavras inglesas. Que língua era aquela?

Em um dia aleatório, já em 2009, resolvi baixar uma música que era novidade no game. Peguei o nome no jogo e fui até o YouTube buscar: Gee - SNSD.



Sabe quando você fica parado, sem saber o que pensar, inerte, admirado, confuso e um monte de sentimentos dentro de um só? Fui eu ao ver aquelas garotas tão meigas e bonitas cantando um refrão chiclete. Eu era a emo revoltada sem causa (talvez não tão sem causa assim) diante duma coisa tão... feliz, comecei a questionar minhas atitudes rudes e carregadas de raiva à vida.

Vamos por partes aqui. Eu era uma adolescente bem retraída, cheia de inseguranças e com vários traumas, mas por um momento eu quis ser mais que aquilo, afinal, todo ser humano pode fazer algo daquilo que o meio fez dele, certo? E eu queria aquilo. Não era exatamente inveja, era mais inspiração.

Busquei por mais.

Logo já estava aprendendo a dança, dançar sempre foi minha paixão, mesmo que muitas vezes fosse uma paixão recalcada. Depois senti vontade de saber mais, sobre o que elas cantavam? Quem era quem? Qual idade?

Foi aí que me vi mudando de vida. Troquei as roupas sempre iguais por peças que eu sempre quis usar, mas não tinha coragem. Substitui a cara de morta por um rosto com aparência saudável. Parei de me esconder por baixo daquele moletom gigante e passei a querer cuidar de mim.

"Tudo isso por causa de um grupinho?"

Não. Isso porque aquelas garotas se esforçavam pra caramba pra estarem ali, naquele clipe e palco, sorrindo como se a vida fosse fácil. Depois de descobrir como era o processo de "formação" de um idol, eu me peguei disposta a ir atrás dos meus sonhos. Foi quando eu percebi que eu não precisava ser aquela menina triste porque teve uma infância difícil, na verdade eu só precisava ser quem eu quisesse.

18 horas de ensaio, dieta rigorosa, trabalho árduo, poucas horas de sono, longe da família e mesmo assim pareciam tão felizes, qual era o segredo? Sonhar. Esse era o segredo.

Segredo que me encantou e me fez pagar pra ver o futuro daquelas meninas, e não me arrependo de ter acompanhado.

Perdi um pouco do foco ao lembrar dessa parte da vida que ficou pra trás há tanto tempo, mas voltando...

Geralmente por trás de um K-Popper existem vários sonhos ocultos por vergonha e/ou medo, uma história e complicações que a família algumas vezes não entendem. Não se sinta mal se esse não for seu caso, algumas pessoas não precisam disso pra reconhecer o talento de outro ser humano.

É clichê falar que K-Pop não é só música, mas também um estilo, mas é bem verdade, peço licença pra usar essa expressão.

Nós não somos melhores que os outros fãs, mas talvez faça parte da personalidade de todos que se identificam com esse mundo koreba, ser mais intenso, fiel, feliz, um pouco doido talvez. Admito que alguns fandoms de american pop não ficam pra trás, mas a comunidade fã desses asiáticos tem sido destaque mundo a fora.

Então admitimos que às vezes passamos dos limites, mas é fora do controle a admiração e amor que preenche nosso coração ao escutar melodias tão alegres mesmo que cantadas por seres exaustos de tanto ralar pra demonstrar seu talento. É fora do controle se sentir privilegiado por ter acompanhado toda uma carreira agora reconhecida pelo mundo. É fora de controle seguir o modelo daquele Utt com uma história tão emocionante e que lutou pra caramba pra chegar ali.

E pra finalizar...

Nós não sabemos ser de outro jeito, porque é no K-pop que somos aceitos do nosso modo: exagerados, escandalosos, carinhosos, felizes, dançantes e por aí vai.

É nesse mundo que somos felizes, porque é isso que nós somos.


Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho q os fãs de kpop são assim por conta dos idols,pq vemos como eles são bonitos,talentosos...e por isso os achamos perfeito,então sempre estamos os defendendo por conta do amor q temos por eles. Mesmo q eles n saibam de nossa existência,nós sempre estamos ao lado deles e deixamos isso bem claro... Então somos tão "loucas" por essas pessoinhas pelo seus talentos,seu carisma,beleza... Além das músicas de kpop serem mt boas,elas tmbm me fizeram conhecer mais a cultura asiática,por isso soy grata pelo kpop ter entrado em minha vida

    Twitter:@Ro_Ferrari30

    ResponderExcluir
  3. Tudo que li é a mais pura verdade.O K-poppers são fanáticos acho que por apenas um único motivo todos os K-idols trabalham duro dia e noite para trazer conteúdos bons para os fãs,ficam sem durmir pôr horas,fazem dietas pois alguns "fãs" falam que eles estão gordos e essas coisas mais,e eles se importam é muito com a opinião dos "fãs".Eles trabalham muito para trazer músicas contra suicídio, drogas e quê felicidade não é apenas ter um carro luxuoso,casas e dinheiro a eles falam que felicidade vem das coisas mais simples da vida,que devemos curtir a vida sem ganância,sem brigas por coisas bobas.E acho que os K-idols com suas músicas querem mostras as coisas boas da vida,e deve ser por isso que K-poppers são fanáticos como são.Muitas pessoas por aí quando encontram um K-popper fala que K-pop é a pior coisa que inventaram,falam que grupos masculinos só tem gays e coisas mais só que K-poppers como nós não liga pra essas coisas e que o amor é tão grande que não vamos parar de ser fãs se descobrirmos que eles são ou não gays, lésbicas ou qualquer coisa do tipo é que vamos sempre apoia-los qualquer que seja a sexualidade deles pois amor de K-poppers não passa e sim só aumenta cada dia mais.Eu sou K-popper e tenho orgulho de ser e também tenho muito orgulho de todos os K-idols e K-poppers.
    Ficou um pouquinho grande mas acho que não tem problema, só agora quê vi o quanto escrevi

    ResponderExcluir
  4. Acho que os fãs de kpop são fanaticos, porque simplesmente expressam sua gratidão pelos idolos,pode parecer idiota e muitas pessoas simplesmente não entenderiam, mas o kpop sim me salvou.
    No final do ano 2016 eu entrei em depressão profunda, nada mais parecia ter graça na vida pra mim, eu apenas ficava em casa sozinha pensando quando tudo ia acabar, até eu mesma tentar em março de 2017.
    Eu apenas durtei, não tinha ninguém comigo e eu só não queria mais, peguei todos os remédios que vi na frente e apenas engoli, passei mal e me deitem, fiquei desmaiada por uma tarde inteira acordei, comecei a chorar pensando no que poderia ter dado errado ou até mesmo o que fiz comigo mesma.
    E a vida continuou, no nesmo lixo, na mesma rotinha já que eu era "tão inutil ao ponto de nem conseguir tirar minha vida"
    Eu estava no meu quarto e decidi ligar o netflix, ver meus animes e me desligar um pouco do mundo, até que recebo uma recomendação de um dorama, que até o momento eu não sabai o que era, "Dream Knight" eu simplesmente dei play como não quer nada, no começo eu confesso que não entendi nada e achei meio bizarro, mas terminou em choro, ter 7 cavalheiros ali, mesmo em uma das piores situações da sua vida, eles estavam lá pra te proteger, me apaixonei pela trilha sonora e descobri o Got7, e mais uma vez eu literalmente chorei com just righ com tradução, eu me senti ótima, mesmo que por segundos...
    Cada vez que pesquisava mais sobre eles e via mais videos e me apaixonava, eu conseguia rir e esquecer um pouco do mundo.
    E então conheci o Bangtan, sem duvida eles realmente me ajudaram e ajudam até hoje em tudo, ver suas dificuldades e conquistas, união, aprendi a me esforçar mesmo que as coisas estejam dificeis agora, eu consigo ficar com um sorriso bobo no rosto apenas de pensar neles, sua música é inspiradora, suas personalidades são incríveis, e fizeram eu me apaixonar cada vez mais pela sua cultura (que sei que não é perfeita e está longe disso) e comecei a estudar coreano, e me focar nos estudos da escola.
    Estou me programando pra fazer um intercambio daqui a 2 anos, quero me dar uma segunda chance, eu mereço, eles que me ensinaram isso.
    Se não fosse pelo kpop eu sinceramente não estaria aqui hoje
    Acho que é por isso existe tantas pessoas fanáticas, elas querem demonstrar com pequenas e grandes coisas tudo o que os idols proporcionaram e proporcionam a elas.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho q é pq nasceram com a bunda virada para a lua '-'.kkk te amo.@Konata206antima

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

ALBUM REVIEW: My Voice (Taeyeon)

Prepare o coração porque o Girl Crush chegou!