Os comebacks do Elris e do April provam que nunca é muito tarde para se redimir no kpop


Quem acompanha o kpop sabe que ele é muuuuuito mais rápido e dinâmico que o pop americano/britânico. No tempo em que uma diva leva pra promover um álbum, um grupo já lançou em média 6 comebacks e assim por diante. Como o kpop é muito movimentado, nossas opiniões sobre um grupo ou solista mudam muito em pouco tempo: vemos grupos muito bons caírem em qualidade em questão de meses ou o oposto, com grupos muito fracos lançando coisas maravilhosas de repente. Nunca é tarde para que um grupo comece a se redimir e acorde de fato, seja por causa da recepção do público, decisão da empresa ou até pra afastar o flop. Mas quando ele acorda... lá vem hino. 

Prova disso são dois comebacks recentes de atos bem novos ainda, ambos grupos aegyo fofinhos. Esses vinham dormindo, mas nesse mês decidiram levantar o nível das coisas e me surpreenderam muito.


O primeiro deles é o Elris, que debutou poucos meses atrás. Spotlight, pré-release da minha bias Sohee que era mais BoA do que BoA tinha soado em todos os meses de STATION, me deixou com expectativas altas para o debut do grupo... até que vi os teasers e tive certeza que vinha aegyo bobinho. Acertei e mesmo que We, First não tenha sido ruim, foi um aegyo sem nenhum diferencial, sem nenhuma característica própria. Assim, o debut do Elris se misturou a muitos outros e se tornou esquecível. Os teasers do novo mini álbum Color Crush, entretanto, me deixaram curioso, pois pareciam indicar o tipo de aegyo colorido e hiperativo popularizado pelo Twice que normalmente gera faixas descompromissadas e divertidas.



Pow Pow é maravilhosa! Ela é extremamente animada e contagiante, sem se perder nenhuma vez. Diferentemente da title do debut, Pow Pow é cheia de frases memoráveis, os versos são legais, o refrão é explosivo e grudento, o instrumental mais pesado com influência de rock é muito bom, os vocais tão bons, o clipe é colorido com influência de pop art, o styling delas tá bonito... eu não tenho absolutamente nada a reclamar. A faixa nos lembra de quando o KARA apostava no aegyo e essa é uma boa inspiração para os novos girlgroups fofos.

Ainda não tive tempo de ouvir o mini álbum, mas a faixa principal é muito boa. Fighting, Elris!


Já o April debutou há mais tempo e frustrou todo mundo que esperava um KARA mirim, já que Dream Candy é um dos aegyos mais genéricos de toda a história do kpop (tirando as roupas de Heidi nos Alpes que foram icônicas). Com várias mudanças de line-up (Somin do KARD era líder do April, vejam só), o grupo lançava releases praticamente iguais e muito genéricos, apostando em aegyo e só. A DSP não tinha a menor ideia do que estava fazendo e era o grupo que sofria, amargando flop atrás de flop.

As coisas começaram a mudar com a adição de Sawori Chaekyung e Rachel ao grupo no começo do ano, quando ao que parece a DSP resolveu acordar para o April. April Story tentava a fórmula do Gfriend e, mesmo não sendo tão legal quanto as faixas das Gamigas, foi uma boa faixa. Isso também se repetiu em Lovesick, mas o maior brilho do grupo foi a SENSACIONAL Mayday, um exemplo de alegria, diversão, ousadia e fofura. Mayday me fez olhar para o April com olhos melhores, olhos de curiosidade.


Se antes do debut do April nós achávamos que elas seriam como irmãzinhas do KARA, em Take My Hand é claramente percebida a influência do Gfriend. O instrumental forte segue mais ou menos a estrutura dos singles do Gfriend antes de Love Whisper, mas isso não é uma coisa ruim! Take My Hand é muito bem feita, soando como se o April fosse realmente o grupo irmãozinho do Gfriend. Ela também lembra muito música de anime shoujo (é a cara de Sailor Moon) e é cheia de energia e intensidade. O MV combina muito bem com a letra da música e mostra as integrantes voltando no tempo para refazer situações que deram errado. As cenas do MV são lindíssimas (a cena do museu é maravilhosa), os figurinos e cenários são muito bonitos e as meninas estão muito fofas.

Também não ouvi o mini álbum ainda, mas pelo que ouvi falar ele também está legal. O April cresceu MUITO em qualidade esse ano e está se tornando interessante acompanhar o grupo. Coisas como Dream Candy, Snowman e Muah! estão dando lugar para hinos como Mayday e Take my Hand, o que é maravilhoso de se ver.



Enfim, Pow Pow e Take My Hand foram dois ótimos comebacks que redimiram bastante cada grupo aos meus olhos. Ambas as músicas me passaram uma sensação muito boa enquanto estava ouvindo e me deram vontade de interagir com a música - seja berrando LOVE LOVE LOVE LOVE IS VOLCANOOOOOOOOOOOOOOO POW! POW! em Pow Pow ou fazendo caretas dramáticas e sofredoras em Take My Hand. E, afinal, não é exatamente por isso que ouvimos música?



P.S.: As duas coreografias estão ótimas.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALBUM REVIEW: My Voice (Taeyeon)

Prepare o coração porque o Girl Crush chegou!